5 dicas para turbinar a sua estratégia de e-mail marketing
Para que a estratégia de e-mail marketing realmente dê certo e consiga educar e engajar os leads, é preciso que ela seja bem estruturada.De acordo com a Statista, empresa especializada em dados, mais de 319 bilhões de e-mails são enviados diariamente em todo o mundo, o que mostra a importância de o seu não se tornar só mais um na lista das pessoas.Felizmente, existem algumas práticas que são simples, mas prometem aumentar os resultados dessa estratégia.Continue lendo e confira nossas dicas para turbinar o envio de e-mail marketing.
Como ele é utilizado nas estratégias?
Antes de dar as nossas dicas para melhorar o e-mail marketing, é importante compreender como ele deve ser utilizado nas estratégias.O envio de mensagens personalizadas permite a criação de conteúdos únicos que realmente conversem com o público-alvo, independente da sua etapa do funil.Pode-se investir em diferentes formatos de e-mail marketing, como:
- newsletter,
- nutrição dos leads, com o envio de ebooks, posts, convites e descontos,
- mensagens de datas comemorativas, como aniversário, Natal e outras,
- contendo promoções e descontos,
- contendo convites para eventos da empresa.
Ou seja, são muitas oportunidades que podem ser aproveitadas, desde que seja feito de forma correta.
5 dicas para melhorar a estratégia de e-mail marketing
Agora que você já sabe como utilizar essa estratégia, chegou a hora de darmos nossas dicas para otimizá-la.
1. Utilize personalização
De acordo com a Campaign Monitor, empresa especializada em e-mail marketing, títulos personalizados são 26% mais prováveis de serem abertos que os outros.Caso você tenha esquecido, a personalização consiste no uso do nome do lead no próprio título do e-mail. Normalmente, para isso, utiliza-se a variável dentro da ferramenta de automação.Mas, lembre-se que para isso é essencial que todos os nomes estejam salvos corretamente, para evitar erros ou outros problemas desagradáveis.
2. Segmente o público
Outro tipo de personalização que dá certo nessa estratégia é a segmentação do público.Isso pode ocorrer de diferentes maneiras, mas nós recomendamos que seja por meio da sua posição no funil de marketing.Apenas dessa forma sua empresa se certificará de que alguém que ainda está aprendendo sobre o tema não receba ofertas, por exemplo, o que pode causar irritação e fazer a pessoa se retirar da lista de recebimento.Uma pesquisa realizada pelo Super Office, empresa de CRM, criou um e-mail e enviou-o para duas listas, uma estava segmentada e a outra não.O conteúdo enviado para a lista geral teve uma taxa de abertura de 42% e uma taxa de clique de 4.5%.Já para a lista segmentada, a taxa de abertura subiu para 92% e a de clique foi de 38%! Contra números não dá para argumentar, não é?
3. Crie conteúdos que realmente sejam relevantes
É sempre um desafio enviar conteúdos relevantes, mas esse passo é essencial para que você tenha sucesso.O envio da mesma coisa de forma repetida, de materiais que não levantam o interesse, ou de conteúdos que são apenas comerciais, farão as pessoas perderem o interesse pela sua marca.Busque educar os leads, mostrar novidades do segmento e engajá-los.
4. Não seja excessivo!
Essa nossa dica vai, especialmente, para as empresas que estão com dificuldades para encontrar os melhores conteúdos para enviar aos leads.Muitas vezes, os profissionais sentem uma necessidade de enviar algo diariamente e acabam lotando as caixas de entradas com e-mails que não são interessantes, não mostram nada novo e são excessivos.É preciso achar um equilíbrio entre a qualidade e a quantidade e, caso não exista o que enviar em um dia, tudo bem. Não force e faça tudo para manter a qualidade.Para mostrar que isso é coisa séria, uma pesquisa da consultoria de marketing Convince and Covert mostrou que 67% das pessoas que retiraram sua inscrição de uma lista de e-mail marketing apontam que fizeram isso por estarem recebendo muitas mensagens irrelevantes.
5. Aposte no design
Além de ter um conteúdo matador, o design também precisa chamar e prender a atenção.Desenvolva um cabeçalho com a identidade da sua empresa, de preferência use imagens no e-mail, e garanta que ele é responsivo, ou seja, que pode ser lido em qualquer dispositivo.São detalhes que fazem toda a diferença.Agora você já tem todas as dicas que precisa para turbinar sua estratégia de e-mail marketing. Lembre-se de utilizar a personalização e a segmentação e criar conteúdos de forma periódica que sejam relevantes e atrativos.Assim, você conseguirá se aproximar do seu público e auxiliá-los a dar o próximo passo na sua jornada.Se você ainda precisa de ajuda para traçar a sua estratégia de e-mail marketing, conte conosco. Somos uma agência especializada em Profound Marketing e podemos auxiliar sua empresa a ter sucesso nesse meio. Entre em contato para saber mais.